Joquebede - Abrindo mao de uma promessa

 Na ocasião da morte de Jacó, os patriarcas já repousavam na terra de Gozer, e os feitos de José já haviam proporcionado um bem sem dimensões ao Egito e a todo velho mundo da época
. Não seria de estranhar que décadas depois um novo faraó se levantaria com um propósito de oprimir aos hebreus, pelo simples fato de os ver crescer e prosperar mais do que os seus súditos.
Para alguns parece inaceitável a possibilidade de ver estranhos prosperarem mais do que os de sua casa, o mesmo egoísmo enlaça a alma dos sedentos pelo poder, não lhes importando os custos e as vidas em questão.
Assim foi para faraó, não importava o preço, ou quantas almas lhe custasse para manter o Egito protegido do crescimento populacional dos hebreus, mesmo que a opressão, a escravidão e até o infanticídio fosse o meio de controlar o crescimento demográfico. (Êxodo 1)
Mesmo assim Deus sempre encontra os que ousam sonhar em meio a um pesadelo como esse, afinal enquanto faraó oprimia, escravizava e matava os meninos que nasciam, dois jovens da tribo de Levi se casavam e logo após o casamento a jovem Joquebede engravida e a partir daí seu sonho de matrimônio se transforma em um pesadelo diário. 
Foram nove meses orando para que o Todo Poderoso gerasse em seu ventre uma menina e não um menino, mas o Senhor lhe reservava um final surpreendente. (Êxodo 2)
O temor de Joquebede era o mesmo das mulheres grávidas da época, dar a luz a meninos e vê-los ser transpassado pela espada impiedosa dos soldados de faraó ou lançados aos jacarés e crocodilos do rio Nilo.
Pra tristeza de Joquebede e alegria de mais de 3 milhões, um menino nasce, mas não um menino como outro qualquer, na verdade ele (Moisés) era uma promessa, feita a Abraão (Gênesis 15;12-21), e depois confirmada a Isaque e Jacó.
Joquebede, porém não consegue manter a promessa em suas mãos por muito tempo, a opressão era crescente, o medo diário se embrenhava noite adentro e as incertezas de um amanhã a fez desistir da promessa, lançando o menino no Nilo e levando-a a crer que nunca mais o teria em seus braços.
O cenário pode ter mudado e os milhares de anos a frente desse contexto nos faz ficar milênios distantes dos fatos, mas as circunstâncias ao nosso redor por diversas vezes são as mesmas.
Faraó persegue os hebreus, por não conhecer a historia de José; 
fator lamentável, mas quanta gente nos persegue sem nem ao menos conhecer a nossa historia e trajetória de vida, e na maioria das vezes a motivação maior é a inveja de nos ver crescer e multiplicar e assim nos cerca com jugos, opressões e morte. Aleluias pelo querer e efetuar de Deus, que mesmo assim fazia o seu povo crescer ainda mais.
Não importa o quanto você esteja comprometido com Deus, sempre haverá os que intentarão contra a sua jornada, falarão mal de você, sem nem ao menos te conhecer, cercarão teu caminho para que você não vá muito longe e infligirão golpes mortais a tua alma na expectativa de te verem prostrados sem chances de se erguer novamente, até te levarem ao desespero de lançar em algum rio tua promessa, entregando na mão deles seus sonhos e projetos.
Na época era honroso a uma mulher gerar meninos, mas naquele tempo se tornou pesaroso e doloroso demais. Não deixe que os preconceitos, as religiosidades, os ditadores, os fariseus, os hipócritas e os faraós de sua época te impeçam de gerar as verdadeiras promessas de Deus, mesmo que elas doam até mesmo em você!
Joquebede lançou no rio Nilo a sua promessa e a de um povo inteiro.
Não deixe que os rios da tristeza, ou das incertezas, ou da angústia, da mágoa, ou da dor, levem embora a promessa que você desistiu de viver por causa de uma opressão, medo ou incertezas de um momento, imposta por fracassados perseguidores.
Por certo, assim como Deus pôde intervir na correnteza do Nilo e levar a promessa da angustiada Joquebede aos braços da filha de faraó, porque ela pouparia a vida do menino hebreu, Ele vai resgatar as promessas que você desistiu de viver e as trará novamente de forma surpreendente.
Imagino o lamento de Joquebede até chegar à presença da filha de faraó, e o que ela achou que havia perdido para sempre estava sendo de novo entregue aos seus braços, sobre uma nova perspectiva. Agora a mãe podia criá-lo tranquilamente, um salário lhe seria pago por isso, e os soldados de faraó não poderiam mais tocar no menino, ele estava imune e protegido.
A promessa nasce no coração de Deus com um endereço, não pode ser lançada no Nilo ou em nenhum outro rio, a fidelidade da promessa, inverte as correntezas, transgride leis e rompe decretos, pelo simples poder que há nela mesma, não pode ser dada a outro senão a quem foi designado e vai sempre bater na porta de quem a pertence por onisciência de quem já decidiu entregá-la.
Nele, que nos deu a promessa!

Roberta Oliveira   ----   BjOs                  
___________________________________________________

Esta é uma mensagem do meu autor Paulo Coelho....


 > Quando olhar os seus companheiros, procure ver a você mesmo – disse o mestre japonês Okakura Kakuso.
- Mas isto não parece uma atitude egoísta? Se sempre ficarmos preocupados conosco, jamais veremos o que os outros têm de bom para oferecer – disse um discípulo.

- Deus ... sempre conseguíssemos ver as coisas boas nos outros – contestou Kakuso. – Mas na verdade, quando olhamos o próximo, estamos apenas procurando os defeitos. Tentamos descobrir sua maldade, porque desejamos que fosse pior que nós. Nunca perdoamos aqueles que nos ferem, porque achamos que jamais seríamos perdoados. Conseguimos ferí-los com palavras duras, alegrando que o que dizemos é verdade, quando estamos apenas tentando esconder de nós mesmos. Nos refugiamos no orgulho, para que ninguém possa ver nossa fragilidade.

“Por isso, sempre que estiver julgando o seu irmão, tenha consciência de que é você que está no tribunal.”
____________________________________

Continue No deserto

“Por que o senhor vive no deserto?”, perguntou o cavaleiro.
“Porque não consigo ser o que desejo”
“Ninguém consegue. Mas é preciso tentar”, insistiu o cavaleiro.
“Impossível. Quando começo a ser eu mesmo, as pessoas me tratam com uma reverência falsa. Quando sou verdadeiro a respeito de minha fé, então elas que começam a duvidar. Todos acreditam que são mais santos que eu, mas fingem-se de pecadores com medo de insultar minha solidão. Procuram mostrar  o tempo todo que me consideram um santo; e assim se transformam em emissários do demônio, me tentando com o orgulho”.
“Seu problema não é tentar ser quem é, mas aceitar os outros como são. E agir assim, é melhor continuar no deserto”, disse o cavaleiro, afastando-se.

Paulo Coelho

____________________________________________________

Pensamento do dia

"Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis."



Thomas De Quincey

Nenhum comentário:

Postar um comentário