Qual o tamanho do seu Sofrimento?

Enquanto lia meu atual livro indo trabalhar.. parei para pensar em coisas escritas nele e deixei os pensamentos voarem....Sempre que penso em sofrimento, eu lembro daquela cena da novela Laços de Família, quando a Camila - portadora de leucemia - decidiu raspar os cabelos devido a queda por conta do tratamento. Não lembram?
... Nós que vivemos neste mundo que não é lá uma maravilha.. temos muitas dificuldades... Sejam elas financeiras, de saúde, profissional, relacionamentos diversos, familiares, enfim... há "n" apontamentos, ou melhor, desapontamentos que temos quase que diariamente...
Mas, será que podemos dizer ao outro que nosso sofrimento é maior que o dele?
Fiquei pensamento nesta cena (acima), a Carolina conseguiu transmitir uma dor absurda naquelas lágrimas, a dor de quem quase não tem esperança de vida... Vejo que de todos os males,... há o pior que é a doença, quando esta não está em nossas mãos o tratamento. AIDS, Câncer, entre outros problemas incuráveis até hoje.Como posso chegar para alguém que está com Câncer em fase terminal e dizer que sou mais infeliz do que ele simplesmente porque alguém que eu amo não me quer? Tenho este tal direito?? Não.. absolutamente não...


Estes dias eu estava muito contrariada com a vida.. Porque? Eu perguntava e até hoje eu não tenho respostas.. mas eu entendo que, ainda sim, eu preciso agradecer à Deus todos os dias porque o meu sofrimento não é nada perto do de alguns...
São diferentes. Concordo? Não tem tamanho. Em partes... Mas acho que o mais adequado é avaliarmos por grau de importância ou gravidade. Não é assim que os hospitais trabalham? Analisando qual o caso mais grave e urgente para o atendimento? Então, podem ser diferentes e não ter tamanho.. mas há gravidade.. há importâncias diferentes... e não devemos ignorá-las...


Poderia ser muito fácil eu chegar aqui e dizer que preferia mil vezes estar com AIDS do que passar pelo que estou passando, mas... será?? Eu nunca tive AIDS e enfrentei todos os transtornos que seus portadores passam, então, que direito eu tenho de abrir a minha boca e falar isto?? Nenhum...


A vida é sim.. cheia de sofrimentos... cheia de incertezas.. mas ela está aqui .. e se você ainda tem saúde, ainda tem emprego, ainda tem família, amigos.. amores... Erga seus braços e agradeça a Deus.. porque os que não tem mais isto, continuam agradecendo...


Apenas uma ultima observação.. como cristã que sou.. não posso terminar este texto sem me lembrar de alguém que sofreu ao vir à este mundo, que viveu uma vida sofrida e de todos os sofrimentos .. Ele teve o pior... E fez isto por todos nós... Mas, se Ele triunfou nos dando o exemplo... o que nos impede de passarmos pelo sofrimento e sairmos dele vencedores???


Há esperanças... sempre há esperanças... Qualquer que seja a sua dor.. ou o tamanho do seu sofrimento.. há esperanças de que um dia ele vai terminar.. Deixem seus pensamentos voarem sobre isto.. e confortem seus corações na esperança de um dia melhor...


BjOs                       Roberta Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário